MATEMÁTICA E O DESENHO GEOMÉTRICO

Olá caro aluno!

Este caderno pedagógico é um produto final de uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, orientado pelo Prof. Dr. Anderson Roges Teixeira Góes, intitulado: DESENHO GEOMÉTRICO COMO RECURSO DIDÁTICO: Uma Metodologia para o Ensino da Trigonometria, que tem como objetivo principal fazer do desenho geométrico um recurso didático facilitador no processo de ensino-aprendizagem utilizando a investigação matemática.

Por meio do Desenho Geométrico é possível resolver e esclarecer vários problemas na Matemática e, também é uma ferramenta importante na aplicação de conceitos da Geometria em áreas significativas do conhecimento humano, como a Arquitetura, Engenharia, Matemática, entre outras.

Neste caderno você irá estudar a trigonometria, um dos conteúdos estruturante de Grandezas e Medidas, conforme as DCEs “para o Ensino Médio, o Conteúdo Estruturante Grandezas e Medidas aprofunda e amplia os conteúdos do Ensino Fundamental: • medidas de massa • medidas derivadas: área e volume • medidas de informática • medidas de energia • medidas de grandezas vetoriais • trigonometria: relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo e a trigonometria na circunferência” (PARANÁ, 2008, p. 53, grifo meu).

A palavra Trigonometria significa medida das partes de um triângulo, por esse motivo é parte integrante do conteúdo estruturante Grandezas e Medidas, contemplando as relações entre as medidas dos lados e dos ângulos de um triângulo. 

Este caderno pedagógico foi pensado para uma melhor compreensão da trigonometria e você fará parte deste aprendizado. Na concepção deste material houve uma preocupação na metodologia de ensino, trazendo a você uma maneira fácil de entendimento deste conteúdo.

O caderno está dividido em cinco capítulos contemplando o desenho geométrico, Teorema de Pitágoras, trigonometria no triângulo retângulo e trigonometria no triângulo qualquer. E, a compreensão dos conteúdos se dá por meio de atividades investigativas, sendo estas mediadas pelo professor.

Este caderno pode ser estudado e/ou aplicado por capítulos separadamente, mas tendo como pré-requisito o primeiro capítulo que traz a você estudante uma introdução importante relacionada ao material de desenho geométrico e algumas construções geométricas fundamentais para desenvolver no aluno a habilidade na utilização dos instrumentos de desenho.

Bom trabalho!
Prof. Thadeu Angelo Miqueletto

CADERNO PEDAGÓGICO DE DESENHO GEOMÉTRICO






Nenhum comentário:

Postar um comentário