LICENCIATURA EM MATEMÁTICA - ÁREA PEDAGÓGICA



PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM



GABARITO UNIDADE I, II e III
POWER POINT UNIDADES I, II e III




UNIDADE 1 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM: RESGATANDO SUAS RELAÇÕES
TÓPICO 1 – TIPOS E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
TÓPICO 2 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM: RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES
TÓPICO 3 – PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: AMPLIANDO RELAÇÕES
TÓPICO 4 – A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: AS ORIGENS E O DESENVOLVIMENTO

UNIDADE 2 – PERSPECTIVAS TEÓRICAS SOBRE APRENDIZAGEM: PRESSUPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES
TÓPICO 1 – UM OLHAR HISTÓRICO SOBRE AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM
TÓPICO 2 – JEAN PIAGET: AS CONTRIBUIÇÕES CONTEMPORÂNEAS PARA A CONCEITUAÇÃO DA APRENDIZAGEM
TÓPICO 3 – LEV VYGOTSKY: A TEORIA SOCIOCULTURAL
TÓPICO 4 – HENRI WALLON: A AFETIVIDADE COMO ELEMENTO DO APRENDIZADO
TÓPICO 5 – PAULO FREIRE: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

UNIDADE 3 – FATORES RELACIONADOS À APRENDIZAGEM: VARIÁVEIS E FENÔMENOS PSICOLÓGICOS NO CONTEXTO DE ENSINAR E APRENDER
TÓPICO 1 – AS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
TÓPICO 2 – ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO: NOS FENÔMENOS PSICOLÓGICOS
TÓPICO 3 – DIFICULDADES X DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
TÓPICO 4 – OS AGENTES EDUCACIONAIS: ESCOLA, FAMÍLIA, CRIANÇA E O APRENDIZ ADULTO: BASES PARA A APRENDIZAGEM

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO


GABARITO UNIDADE I, II e III
POWER POINT UNIDADES I, II e III


UNIDADE 1 – AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR
PEDAGÓGICAS
TÓPICO 1 – PROCESSO HISTÓRICO E SOCIAL DAS TENDÊNCIAS
TÓPICO 2 – MÉTODO DIALÉTICO
TÓPICO 3 – A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O TRABALHO PEDAGÓGICO DO EDUCADOR

UNIDADE 2 – PLANEJAMENTO
TÓPICO 1 – O PLANEJAMENTO E SUAS DIVERSAS CONCEPÇÕES
TÓPICO 2 – FASES DO PLANEJAMENTO DE ENSINO
TÓPICO 3 – NÍVEIS DE PLANEJAMENTO
UNIDADE 3 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
TÓPICO 1 – AVALIAÇÃO
TÓPICO 2 – AS MODALIDADES E FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO: MODALIDADES
TÓPICO 3 – TÉCNICAS E INSTRUMENTOS AVALIATIVOS: O ATO DE AVALIAR

SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E  CULTURA

GABARITO UNIDADE I, II e III
POWER POINT UNIDADES I, II e III





UNIDADE 1 – UM CONVITE À SOCIOLOGIA: CONCEITOS E APLICAÇÕES
TÓPICO 1 – SOCIOLOGIA: OS PRIMEIROS PASSOS
TÓPICO 2 – KARL MARX E MAX WEBER: EDUCAÇÃO
TÓPICO 3 – DURKHEIM, BOURDIEU E BAUMAN E A EDUCAÇÃO

UNIDADE 2 – SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO
TÓPICO 1 – EDUCAÇÃO: MODERNIDADE E PÓS-MODERNIDADE EM DISCUSSÃO
TÓPICO 2 – EDUCAÇÃO E ASPECTOS ORGANIZACIONAIS
TÓPICO 3 – APRENDER A APRENDER: A QUINTA DISCIPLINA
UNIDADE 3 – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: TEMAS E TENDÊNCIAS
TÓPICO 1 – CULTURA E EDUCAÇÃO EM DISCUSSÃO
TÓPICO 2 – TEMAS DIVERSOS E EDUCAÇÃO
TÓPICO 3 – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM FOCO SOCIOLOGIA: OS PRIMEIROS PASSOS

EDUCAÇÃO INCLUSIVA



GABARITO UNIDADE I, II e III
POWER POINT UNIDADES I, II e III



UNIDADE 1: CAMINHOS PERCORRIDOS PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 
TÓPICO 1 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
TÓPICO 2 – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
TÓPICO 3 – LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
TÓPICO 4 – O QUE SÃO NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS?
TÓPICO 5 – CONDUTAS TÍPICAS  

UNIDADE 2: DEFICIÊNCIAS SENSORIAIS, DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA E ALTAS HABILIDADES
TÓPICO 1 – DEFICIÊNCIA VISUAL
TÓPICO 2 – DEFICIÊNCIA AUDITIVA
TÓPICO 3 – DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
TÓPICO 4 – ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Filmes indicados
O livro de Eli: http://youtu.be/t3qJj_ljctE
Meu nome é radio: http://youtu.be/oDjYQ2ll1f4
UNIDADE 3: DEFICIÊNCIA FÍSICA, INTELECTUAL, SÍNDROMES E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
TÓPICO 1 – DEFICIÊNCIA FÍSICA
TÓPICO 2 – DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
TÓPICO 3 – SÍNDROMES
TÓPICO 4 – TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS






GABARITO UNIDADE I, II e III
POWER POINT UNIDADES I, II e III




UNIDADE 1 – LIBRAS: ASPECTOS LEGAIS, HISTÓRICOS E CULTURAIS 
TÓPICO 1 – AQUISIÇÃO DA LÍNGUA
TÓPICO 2 – A EDUCAÇÃO DE SURDOS E A LEGISLAÇÃO
PICO 3 – CULTURA, IDENTIDADE, TECNOLOGIA, COMUNIDADE E POVO SURDO

UNIDADE 2 – LIBRAS E SUAS ESTRUTURAS
TÓPICO 1 – A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
TÓPICO 2 – DATILOLOGIA E NUMERAÇÃO
TÓPICO 3 – ESTRUTURAÇÃO DE SENTENÇAS EM LIBRAS
UNIDADE 3 – ATIVIDADES EDUCATIVAS: POSSIBILIDADES DE AÇÃO
DOCENTE NO ENSINO DOS SURDOS
TÓPICO 1 – TRABALHANDO COM SURDOS
TÓPICO 2 – ATIVIDADES EDUCATIVAS – MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS
TÓPICO 3 – JOGOS





FILOSOFIA GERAL E DA EDUCAÇÃO


GABARITO UNIDADE I, II e III

POWER POINT UNIDADES I, II e III




UNIDADE 1 – FILOSOFIA: UM CONVITE AO PENSAR
TÓPICO 1 – PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS PARA O ESTUDO DA FILOSOFIA
TÓPICO 2 – CONCEITO E REFLEXÃO SOBRE O QUE É A FILOSOFIA
TÓPICO 3 – CONSCIÊNCIA HUMANA E FILOSOFIA
TÓPICO 4 – OS GRANDES FILÓSOFOS GREGOS E A EDUCAÇÃO
TÓPICO 5 – PAULO FREIRE: UMA FILOSOFIA PARA A EDUCAÇÃO
UNIDADE 2 – ÁREAS DE ESTUDO DA FILOSOFIA
TÓPICO 1 – TEORIA DO CONHECIMENTO
TÓPICO 2 – LÓGICA
TÓPICO 3 – ÉTICA
TÓPICO 4 – ESTÉTICA: UMA REFLEXÃO FILOSÓFICA SOBRE A ARTE
UNIDADE 3 – TEMAS DE ESTUDO DA FILOSOFIA
TÓPICO 1 – TECNOLOGIA E SER HUMANO
TÓPICO 2 – TRABALHO: ALIENAÇÃO OU HUMANIZAÇÃO DO SER HUMANO?
TÓPICO 3 – FILOSOFIA OU FILOSOFIAS POLÍTICAS
TÓPICO 4 – PARADIGMAS DA CIÊNCIA E DA EDUCAÇÃO
TÓPICO 5 – EDUCAR PARA O PENSAR



PENSAMENTO PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA






GABARITO UNIDADE I, II e III

POWER POINT UNIDADES I, II e III


UNIDADE 1 - A EDUCAÇÃO NOS DIFERENTES MOMENTOS DA HISTÓRIA
TÓPICO 1 – Os primeiros sistemas de educação
TÓPICO 2 – Educação na antiguidade oriental
TÓPICO 3 – Educação na antiguidade ocidental
TÓPICO 4 – O renascimento humanista e os sistemas educacionais
TÓPICO 5 – A formação de um sistema laico de ensino no mundo ocidental
UNIDADE 2 - PENSAMENTO PEDAGÓGICO
TÓPICO 1 – A organização dos sistemas educativos no brasil
TÓPICO 2 – A educação no primeiro e no segundo reinado
TÓPICO 3 – A educação no período republicano e a redemocratização da nova república
TÓPICO 4 – A legislação e a organização da educação brasileira na atualidade


LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Parte I: http://youtu.be/SttYi3BBBzw  
Plano Nacional de Educação (PNE): http://youtu.be/7lgKtIFe8x8 
TÓPICO 5 – Políticas e programas educacionais (pde, fundeb / fundef, avaliação institucional escolar)
TODOS PELA EDUCAÇÃO BRASIL: http://youtu.be/O7P01aUeewc

UNIDADE 3 – GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
TÓPICO 1 – Gestão e organização escolar
TÓPICO 2 – Conselhos escolares, projeto político pedagógico e avaliação
TÓPICO 3 – Papel do gestor e dos especialistas de apoio (coordenadores pedagógicos)
TÓPICO 4 – Conselho de classe e formação e atuação do professor
Linha do tempo da História da Educação no Brasil: http://youtu.be/VoTX8_pPrQE


METODOLOGIA CIENTÍFICA

GABARITO UNIDADE I, II e III
POWER POINT UNIDADES I, II e III
MODELO "PAPER" 2014
MODELO PLANO DA PRÁTICA 2014
PRÉ-PROJETO
ORIENTAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DO "PAPER"
POWER POINT METODOLOGIA
POWER POINT CITAÇÕES
POWER POINT  REFERÊNCIA





UNIDADE 1 – FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TÓPICO 1 – ASPECTOS HISTÓRICOS DA EAD
TÓPICO 2 – MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NA EAD
TÓPICO 3 – O TEXTO COMO ELEMENTO DE AUTOAPRENDIZAGEM NA EAD
TÓPICO 4 – ESTRUTURA DO PROGRAMA EAD DA UNIASSELVI
TÓPICO 5 – AÇÕES ACADÊMICAS INSTITUCIONALIZADAS
TÓPICO 6 – FUNÇÕES NA EAD UNIASSELVI E SEUS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
TÓPICO 7 – MATERIAL INSTRUCIONAL
TÓPICO 8 – AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
UNIDADE 2 – O PENSAMENTO CIENTÍFICO E OS TRABALHOS ACADÊMICOS
TÓPICO 1 – O PENSAMENTO CIENTÍFICO: UMA VISÃO GERAL
TÓPICO 2 – A DIVERSIDADE DE TRABALHOS ACADÊMICOS
TÓPICO 3 – ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DOS TRABALHOS ACADÊMICOS
TÓPICO 4 – UNIFORMIZAÇÃO GRÁFICA DE TRABALHOS ACADÊMICOS
TÓPICO 5 – O PAPER
UNIDADE 3 – CITAÇÕES E REFERÊNCIAS
TÓPICO 1 – CITAÇÕES
 TÓPICO 2 – REFERÊNCIAS
VÍDEOS RELACIONADOS:
Vídeo Aula Citação: http://youtu.be/-3GQ9-z9-vU




História dos números complexos, Conjuntos Numéricos e Fórmula de Euler: http://youtu.be/iFoG9T2kEmk

Nenhum comentário:

Postar um comentário